Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                  Quem Somos | Oficinas em Porto Alegre | Oficinas Online | Editora | Notícias | Contato
Reserve sua vaga para próximas turmas do Formação de Escritores presencial em POA

Oficina de Escrita Criativa para iniciantes

curso cancelado em função do Coronavírus

Presencial em Porto Alegre, RS

A oficina Escrita Criativa para Iniciantes traz conceitos e técnicas para quem gosta de ler ou escrever textos de ficção. Em um ambiente que estimula a escrita e a criatividade, a oficina permite troca de textos, discussão sobre técnicas de escrita e incrível imersão neste maravilhoso mundo das palavras.

Um diferencial da oficina é a participação de três professores, que irão atuar cada um na sua especialidade. Marcelo Spalding, pós-doutor em Escrita Criativa e diretor da Metamorfose, abordará as qualidades e defeitos do texto criativo. Bruna Agra Tessuto, formada em teatro e editora-executiva da Editora Metamorfose, irá propor exercícios de escrita e apresentar conceitos de construção de cenas e personagens. Duda Falcão, um dos nomes mais importantes da literatura fantástica no Brasil, irá trabalhar com o universo ficcional.

Duração: 13 encontros, de 28 de abril a 21 de julho de 2020

Horário - DUAS turmas para você escolher:
TARDE: terças-feiras das 14h às 16h OU
NOITE: terças-feiras das 19h às 21h

Local: Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691 - Menino Deus)

Investimento: 1+3 x R$ 210,00


Clique aqui para fazer sua inscrição


Conteúdos do Curso

> O que é um bom texto?
> Qualidades e defeitos do texto criativo
> Construindo o universo ficcional
> O narrador
> A personagem de ficção
> Criando cenas: mostrar e não dizer
> O tempo e o espaço na narrativa
> A construção de diálogos


Clique aqui para fazer sua inscrição


Ministrante

Professor do curso Marcelo Spalding é jornalista, professor, escritor e editor, com 8 livros individuais publicados e mais de 90 livros editados. Professor de oficinas de Escrita Criativa presenciais e online desde 2007, fundou e dirige a Metamorfose Cursos. É pós-doutor em Escrita Criativa pela PUCRS, doutor e mestre em Letras pela UFRGS e formado em Jornalismo e Letras. É ex-professor da UniRitter, em que atuou como professor de Escrita Criativa e Jornalismo na graduação e no PPG Letras, além de coordenar o Pós-graduação em Produção e Revisão Textual e a Editora UniRitter. É o idealizador do Movimento Literatura Digital, editor dos sites minicontos.com.br e escritacriativa.com.br e autor do livro Escrita Criativa para Iniciantes.

Bruna Agra Tessuto formou-se em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2016 e, em 2017, no Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose. Desde então, vem ministrando oficinas e atuando na área cultural de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Deu aulas de teatro para crianças e adolescentes no CRAS de Morro Reuter e para jovens e adultos na Metamorfose, onde também trabalha como editora-executiva. Participou dos livros Diálogos, Anti-Heróis e Cidade Cinza. Em 2018, na Feira do Livro, lançou Os Bastidores de Emma, obra em que transformou a realidade em ficção. Após a publicação do livro, passou a fazer palestras em escolas para falar sobre depressão e sobre o processo de transformar dor em arte. O livro se tornou leitura obrigatória do Colégio Maria Imaculada. Seu mais recente trabalho no teatro foi a fantasma Dulce Miranda nas Visitas Guiadas de Verão do Theatro São Pedro (2020).

Duda Falcão nasceu em 1975 e reside na cidade de Porto Alegre. Seu primeiro romance de aventura, intitulado Protetores, foi lançado em 2012. No ano seguinte, publicou a antologia de contos Mausoléu – uma coletânea com textos inéditos e outros publicados desde 2009. Lançou pela AVEC Editora os livros: Treze e Comboio de Espectros. De 2013 a 2016, durante quatro edições da Feira do Livro de Porto Alegre, foi curador do Tu, Frankenstein. Também é um dos idealizadores da Odisseia de Literatura Fantástica que ocorre na capital gaúcha. Fundou a Argonautas Editora, que publica obras com destaque para os gêneros fantásticos. É professor universitário licenciado em História, especialista em Literatura Brasileira, mestre e doutorando em Educação. Leciona oficinas de Escrita Criativa e Literatura Fantástica. Mais informações em https://dudaescritor.wordpress.com

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email marcelo@metamorfosecursos.com.br.

 


Metamorfose Cursos e Editora
sede em Porto Alegre, RS | contato@metamorfosecursos.com.br | WhatsApp 51-99319-5780