Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                  Quem Somos | Oficinas em Porto Alegre | Oficinas Online | Editora | Notícias | Contato
Reserve sua vaga para próximas turmas do Formação de Escritores presencial em POA

Oficina Toque de Letra: Futebol e Criação Literária

contos e crônicas exemplares cujo tema é o universo futebolístico

Presencial em Porto Alegre, RS

No romance O último minuto, o narrador de Marcelo Backes diz que “o futebol desde sempre havia sido uma metáfora formidável, uma comparação que como nenhuma outra dava conta das potencialidades da vida real. O futebol era o verdadeiro teatro da existência, o maior circo de todos os tempos, a última representação sacra da contemporaneidade” (2013, p. 136). Ideia parecida se tem a respeito da arte, que existe porque a vida não basta, segundo o poeta Ferreira Gullar. Nesta oficina, pretendemos unir as duas coisas: futebol e arte, discutindo como o esporte marcou presença em crônicas e contos.

Data: dia 14 de abril de 2018 (sábado) das 9h às 12h e das 13h às 16h

Local: Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691 - Menino Deus)

Investimento: 2 x R$ 85,00


Clique aqui para fazer sua inscrição


Conteúdos do Curso

A crônica esportiva: criação de uma identidade nacional

O professor Elcio Cornelsen já escreveu que “se o futebol é, por assim dizer, uma chave de leitura para a interpretação do Brasil, toda e qualquer manifestação cultural a ele associada se torna uma espécie de documento que certifica e reitera tal propriedade”. Assim, vamos analisar crônicas esportivas que, por terem ligação direta com a literatura, emprestam um pouco dessa carga antropológica ao texto.

O conto: Eduardo Galeano e Aldyr Schlee

Trataremos de início de como o uruguaio Eduardo Galeano revisa a trajetória histórica do esporte em Futebol ao sol e à sombra e falaremos de como o jogo e tudo que o envolve. Depois, vamos focar em Aldyr Schlee, um autor que declarou que o "encanto de futebol" contaminou uma série de coisas relacionadas à sua vida. Fruto disso é Contos de Futebol, no qual mostraremos como o esporte pode ser um campo fértil à narrativa curta.


Clique aqui para fazer sua inscrição


Ministrante

Professor do curso André Roca é mestre em Escrita Criativa, jornalista (com passagens por clicRBS, Zero Hora, Terra e GloboEsporte.com), escritor e professor de letras. Em 2015, foi aluno da oficina de criação literária do professor Luiz Antônio de Assis Brasil, retornando no ano seguinte como monitor. Publicou Max e os felinos e As aventuras de Pi: aproximações e distanciamentos (Novas Edições Acadêmicas, 2018), além de contos nas obras coletivas Onisciente Contemporâneo (Bestiário, 2016), Translações Singulares (Class, 2017) e Escrita Criativa: Antologia Um (Bestiário, 2017). É um dos autores do livro Ciências contáveis: ensaios sobre a escrita criativa (Saúva, 2017).

Luís Roberto Amabile é doutor em Letras pela PUCRS. Escritor e jornalista, já cobriu futebol para o jornal Folha de S. Paulo. Publicou O amor é um lugar estranho (Grua, 2012, finalista do Prêmio Açorianos de contos) e O livro dos cachorros (Patuá, 2015, vencedor da chamada de publicação do IEL/ RS). Ministrou oficinas literária e palestras em universidades e instituições culturais de diversos estados.

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email marcelo@artistasgauchos.com.br.

 


Metamorfose Cursos e Editora
sede em Porto Alegre, RS | contato@metamorfosecursos.com.br | WhatsApp 51-99319-5780