Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                                           Quem Somos | Onde estamos | Editora | Contato
Cursos de escrita com inscrições abertas: Cursos presenciais em Porto Alegre | Cursos Online

Metamorfoses

3º Papo de Escritor, com Christian David e Marcelo Spalding, abordou a divulgação de livros em escolas

No dia 10 de setembro aconteceu a 3ª edição do Papo de Escritor na Metamorfose Cursos, dessa vez com os escritores Christian Davide Marcelo Spaldingpara falar sobre a divulgação de livros em escolas.

Christian David tem 15 livros publicados, ganhou diversos prêmios, como o Prêmio Saraiva 100 anos, Prêmio AGES, Prêmio Off-flip, Prêmio Sintrajufe-RS pelo conjunto da obra, inclusão no Catálogo de Bolonha, Acervo Básico da FNLIJ e Selo Altamente Recomendável da FNLIJ. Iniciou na carreira literária em 2006, quando o seu texto O Rei Camaleão foi selecionado pelo FUMPROARTE e, com isso, lançou o seu primeiro livro.

Marcelo Spalding é professor, escritor, editor e jornalista. É pós-doutor em Escrita Criativa pela PUCRS, doutor em Literatura Comparada pela UFRGS, mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS e formado em Jornalismo e Letras. Dirige a Metamorfose Cursos e Editora.

Dentre as dicas para auxiliar na circulação de livros em escolas mencionadas por Christian, destacamos a importância da participação em eventos literários, como a Confraria Reinações, e a participação em associações, como AGES (Associação Gaúcha de Escritores) e a AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infanto-Juvenil). De acordo com o escritor, isso foi muito importante para a sua carreira para ter contato com outros escritores, participar de debates literários, ampliar o seu conhecimento e aprimorar o seu texto.

Um dos primeiros eventos literários que Christian David participou foi o Fórum de Literatura Infanto Juvenil, organizado pela escritora Marô Barbieri, onde conheceu não só ela, mas também outros escritores, como Caio Ritter, hoje seu amigo e com quem já realizou vários projetos e parcerias.

Christian também destacou a importância de participar de concursos literários e antologias, principalmente para os escritores que estão no início da carreira.

Tanto Christian quanto Spalding salientaram a importância de se ter um site para divulgar o trabalho. Um site organiza as informações como currículo, livros publicados, notícias sobre participações em eventos, prêmios recebidos. Além disso, o site traz credibilidade ao autor e facilita o contato com o leitor, já que é facilmente encontrado em uma busca na internet. Os escritores também mencionaram o uso das redes sociais para divulgação da carreira literária, já que elas contribuem para formar uma audiência qualificada e manter o público informado sobre lançamento dos livros e outras atividades.

A distribuição do livro para pessoas que realizam resenhas para blogs, canais no YouTube, entre outras redes sociais,também foi uma ação que Christian colocou em prática no início de sua carreira.Segundo ele,  “é importante que tenha informação sobre os livros, além das informações destacadas no site do escritor”.

Os escritores frisaram que todas as ações mencionadas só trazem retorno quando bem planejadas. É necessário definir o que se querde verdade, pensar que tipo de escritor você quer ser e fazer um planejamento das ações de divulgação e, principalmente, realizar um planejamento para produção de textos. Christian David comentou que tem metas anuais que o auxiliam. O escritor se propõe a escrever pelo menos um livro por ano e ler cerca de 50, porque, segundo ele, para ser um bom escritor é necessário ser um bom leitor.

E como chegar às escolas? Inicialmente, entrando em contato com os professores e bibliotecários para apresentar os livros,  por telefone ou e-mail. Além disso, existem alguns editais de seleção realizados pelos governos municipais, estaduais e federais para escolas adquirirem livros, que os escritores podem participar. Com o tempo você vai conhecendo os professores e estes se transformam em multiplicadores do seu trabalho. Você passa a ter um mailing das escolas, que se bem organizado, auxilia e muito na divulgação.

Para encerrar o evento, Marcelo Spalding destacou algumas dicas valiosas: Antes de chegar às escolas, preocupe-se em ter um bom livro, pense que ele é um produto. Muitas vezes, você também precisa desenvolver uma palestra para a escola, logo, você tem que pensar qual o seu diferencial e no porquê que as escolas vão te contratar. É necessário desenvolver um material de apresentação do seu trabalho, que pode ser um folder impresso, mas também é importante ter algo para enviar aos professores por e-mail ou WhatsApp.Além disso, traçar estratégias de divulgação, criar um site e trabalhar para fazer o seu livro circular. Tudo isso, claro, exige muitoplanejamento e disciplina.


12/09/2019


Acesso rápido: Capa | Quem Somos | Cursos em Porto Alegre | Cursos Online | Editora Metamorfose | Espaço Metamorfose | Contato