Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                                           Quem Somos | Cursos online | Editora | Contato
Confira nossas oficinas de escrita online para todo o Brasil

Metamorfoses

Milton Hatoum ministra histórica Aula Magna para novos alunos do Curso de Formação de Escritores

Na noite de 15 de outubro de 2020, dia do professor, os alunos ingressantes do Curso Online de Formação de Escritores tiveram sua aula magna com o escritor, tradutor e professor Milton Hatoum.

No papo, Milton falou sobre seu processo criativo, sua motivação para escrever, deu diversos conselhos para quem quer ser escritor, relatou dificuldades do mercado editorial e lamentou o quase fim da crítica literária da imprensa, restando a acadêmica.

Chamou a atenção dos participantes Milton ter relatado que trabalhou por mais de 10 anos na obra Dois Irmãos, seu grande sucesso de público e crítica. O autor também contou ser uma pessoa insegura, e não se considerar um gênio nem preocupar-se com perenidade, imortalidade.

Se você é aluno ou ex-aluno do Curso de Formação e quiser assistir ao papo, entre em contato conosco. 

Milton Hatoum nasceu em 1952, em Manaus (Amazonas), onde passou a infância e uma parte da juventude. Foi professor de literatura francesa da Universidade Federal do Amazonas (1984-1999) e professor visitante da Universidade da California (Berkeley/1996).  Foi também escritor residente na Yale University (New Haven/EUA), Stanford University e na Universidade da California (Berkeley). Bolsista da Fundação VITAE, da Maison des Ecrivains Etrangers (Saint Nazaire,França) e do International Writing Program (Iowa/EUA).
 
Em 1989, seu primeiro romance Relato de um certo Oriente, publicado pela editora Companhia das Letras, ganhou o prêmio Jabuti de melhor romance. Em 2000 publicou o romance Dois irmãos (prêmio Jabuti – 3º lugar na categoria romance/ indicado para o prêmio IMPAC-DUBLIN), eleito o melhor romance brasileiro no período 1990-2005 em pesquisa feita pelos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. Em 2001, foi um dos finalistas do Prêmio Multicultural do Estadão, por conta da publicação do em Dois Irmãos. Em 2005, seu terceiro romance, Cinzas do Norte, obteve o Prêmio Portugal Telecom, Grande Prêmio da Crítica/APCA-2005, Prêmio Jabuti/2006 de Melhor romance, Prêmio Livro do Ano da CBL, Prêmio BRAVO! de literatura. Em 2008, recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do mérito cultural. Em 2010, a tradução inglesa de Cinzas do Norte (Ashes of the Amazon, Bloomsbury,2008) foi indicada para o prêmio IMPAC-DUBLIN.
 
Em 2008 publicou seu quarto romance, Órfãos do Eldorado, Prêmio Jabuti – 2º lugar na categoria romance. Órfãos do Eldorado faz parte da coleção Myths, da editora escocesa Canongate.  Em 2009 publicou o livro de contos  A cidade ilhada. Em 2013, publicou o livro Um solitário à espreita, uma seleção de crônicas publicadas em jornais e revistas.
 
Todos os seus livros foram publicados no Brasil pela editora Companhia das Letras, cujas vendas ultrapassam trezentos mil exemplares.
 
Sua obra já foi traduzida em 12 línguas e publicada em 14 países.


16/10/2020


Acesso rápido: Capa | Quem Somos | Cursos Online | Editora Metamorfose | Espaço Metamorfose | Contato