Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                  Quem Somos | Oficinas em Porto Alegre | Oficinas Online | Editora | Notícias | Contato
Reserve sua vaga para próximas turmas do Formação de Escritores presencial em POA

Oficina de Gramática para Escritores

estude gramática a partir da escrita de seus próprios textos

TURMAS CONFIRMADAS

Por que o conhecimento gramatical é fundamental para escritores? Porque é esse conhecimento que lhes dá segurança para explorar o máximo de possibilidades que a língua lhes oferece para desenvolver seu potencial criativo. Grandes escritores são, antes de tudo, grandes conhecedores dos recursos da língua.

A proposta da Oficina de Gramática para Escritores é a de explorar e aprofundar esse conhecimento. Para isso, os estudos desenvolvem-se com duas ênfases: 1) leitura e análise de textos, visando à compreensão da função de aspectos gramaticais e estilísticos relativos à sintaxe frasal e textual; 2) produção e revisão de escrita, visando ao domínio de recursos textuais e ao desenvolvimento da percepção de desvios gramaticais recorrentes na escrita.

Duração: 8 encontros (de 20 de agosto a 8 de outubro de 2019)

Local: Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691 - Menino Deus)

Investimento: 2 x R$ 220,00

Para alunos atuais ou que concluíram o Curso de Formação de Escritores o valor é 2x R$ 150,00 (entre em contato para inscrição com desconto)

Horários:

terças-feiras à tarde (das 14h às 16h) - VAGAS ESGOTADAS (faça sua incrição para ficar na Fila de Espera)

terças-feiras à noite (das 19h às 21h) - VAGAS ESGOTADAS (faça sua incrição para ficar na Fila de Espera)


Clique aqui para fazer sua inscrição


Conteúdos do Curso

> Estrutura do parágrafo;

> Sintaxe: estrutura frasal, concordância verbal (casos particulares: voz passiva sintética e indeterminação do sujeito, sujeito posposto, concordância com o predicativo e outros); paralelismos sintáticos e semânticos; frases fragmentadas e siamesas;

> Pontuação: emprego de vírgulas, dois pontos e ponto e vírgula;

> Elementos dêiticos e anafóricos (emprego de este e esse);

> Emprego de a(s), à(s), a (prep.) e há;

> Elementos coesivos (emprego de conjunções e pronomes relativos) e outros aspectos textuais.


Clique aqui para fazer sua inscrição


Ministrante

Professor do curso Neiva Maria Tebaldi Gomes é professora formada em Letras pela Universidade de Passo Fundo, mestre em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem larga experiência em todos os níveis de ensino, inclusive com atuação no ensino superior durante 21 anos, ministrando disciplinas em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras e orientando dissertações e teses. Atuou no Mestrado em Arquitetura, orientando a produção do texto acadêmico. Desenvolveu estudos de pós-doutorado em Semântica Argumentativa. Criou e mantém atualizado o Blog Scriptura, que trata de questões de gramática.

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email marcelo@marcelospalding.com.

 


Metamorfose Cursos e Editora
sede em Porto Alegre, RS | contato@metamorfosecursos.com.br | WhatsApp 51-99319-5780