Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                  Quem Somos | Oficinas em Porto Alegre | Oficinas Online | Editora | Notícias | Contato
Reserve sua vaga para próximas turmas do Formação de Escritores presencial em POA

Contar histórias: introdução à arte da narração oral

CURSO CONFIRMADO - inscrições ENCERRADAS

Presencial em Porto Alegre, RS

Visão global e prática do ato de contar histórias oralmente, partindo do reconhecimento do sujeito narrador como intérprete especial da história que narra.

Tomando como elementos básicos o texto, o corpo e a voz, testados ludicamente durante os exercícios propostos, a oficina culmina com a reunião de todo o conteúdo abordado, numa sessão de narração oral coletiva, em pequenos grupos, mas sem apagar as individualidades, e com foco na experimentação estética.

Data: dia 25 de maio de 2019, sábado, das 9h às 16h (com 1h de intervalo para almoço)

Local: Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691 - Menino Deus)

Inscrições ENCERRADAS


Clique aqui para fazer sua inscrição


Conteúdos do Curso

A oficina está dividida em quatro momentos:

1. Sensibilização para o ato de contar: exercício de relaxamento, integração do grupo e sondagem dos elementos técnicos e estéticos da narração oral

2. Tripé da história: construção e experimentação lúdica dos elementos texto, corpo e voz em uma série de exercícios em grupos, com ditados populares e pequenos grupos

3. Contação coletiva de uma história, em pequenos grupos, a partir de roteiro visual com livros de imagens.

4. Amarração final: reflexão e ampliação dos elementos básicos para se contar bem uma boa história.


Clique aqui para fazer sua inscrição


Ministrante

Professor do curso Celso Sisto é ator, arte-educador, artista visual, ilustrador, escritor, contador de histórias e professor universitário, especialista em literatura infantil e juvenil, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e realizou estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Escritor de livros para crianças e ilustrador, já publicou mais de oitenta livros e colecionou alguns prêmios, como o de autor e ilustrador revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 1994 e 1999 e o Açorianos (2011) nas categorias Livro do Ano e Livro Infantil.

O autor escreve regularmente na Revista Rainha, de ampla circulação nacional, as colunas “Lugar na prateleira – livros e crônicas” e “Educação pela arte”; a primeira, de crítica literária e a segunda, sobre bons produtos culturais para a infância. Foi o criador, faz a curadoria e coordena o seminário “A arte de contar histórias”, anualmente na Feira do Livro de Porto Alegre (RS) .

Atualmente, em seu atelier RAIZ DA COR, em Porto Alegre, prepara contadores de histórias para o mercado de trabalho, além de oferecer (on line) a oficina de escrita criativa, LABORATÓRIO DE AUTORIA, voltada exclusivamente para a escrita de literatura para criança, e o programa de leitura “LEITOR-GUIA”, que visa ampliar a bagagem de leitura em literatura infantil e juvenil, de professores, possíveis escritores e leitores em geral.

Também têm colaborado com uma série de cursos de Pós-Graduação, pelo país afora, lecionando disciplinas sobre a Arte de Contar Histórias e de Literatura Infantil e Juvenil.

Com mais de 30 anos na área da contação de histórias já formou inúmeros contadores de histórias espalhados pelo país. Seu livro “Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias” (Editora Aletria) é referência básica no assunto.

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email marcelo@marcelospalding.com.

 


Metamorfose Cursos e Editora
sede em Porto Alegre, RS | contato@metamorfosecursos.com.br | WhatsApp 51-99319-5780