Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                  Quem Somos | Oficinas em Porto Alegre | Oficinas Online | Editora | Notícias | Contato
Reserve sua vaga para próximas turmas do Formação de Escritores presencial em POA

Oficina de AUTOFICÇÃO

curso de verão para 2024 - inscrições abertas

Presencial em Porto Alegre, RS

"Minha vida daria um livro." Muito escutamos essa frase por aí. Mas, na maioria das vezes, nem quem verbaliza acredita que isso possa realmente se tornar realidade. O fato é que, dentro da literatura, temos um gênero chamado autoficção. É através dele que muitos autores, como Anne Ernaux, por exemplo, escrevem suas histórias pessoais com boas doses fictícias, misturando o real e o inventado.

A oficina Escrevendo Autoficção, ministrada por Bruna Tessuto, que já publicou dentro do gênero, vem, então, com a proposta de usar histórias pessoais e memórias para a construção de narrativas ficcionais. Como é o processo de transformar realidade em ficção? Quais são os cuidados? Quem já fez isso? Se você tem interesse no assunto e estará em Porto Alegre no verão, teremos quatro encontros para conversar e trocar sobre isso.

Data: dias 16, 18, 23 e 25 de janeiro, das 19h às 21h

Local: Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691 - Menino Deus)

Investimento: R$ 195,00


Clique aqui para fazer sua inscrição


Conteúdos do Curso

> Ferramentas e cuidados para transformar a realidade em ficção;
> Obras que foram criadas a partir da realidade e os recursos utilizados para isso;
> O que os autores dizem;
> O papel da memória, da observação e do ponto de vista na criação;
> Exercícios para colocar em prática o conteúdo.


Clique aqui para fazer sua inscrição


Ministrante

Professor do curso Bruna Tessuto é formada em Teatro pela UFRGS e no Curso de Formação de Escritores da Metamorfose Cursos e Editora. É graduanda em Letras também pela UFRGS. Ministrou oficinas de teatro para crianças e adolescentes no CRAS de Morro Reuter e para jovens e adultos na Metamorfose, onde também trabalha como editora, mediadora de grupos de leitura e professora de Escrita Criativa. Deu oficina de teatro no Colégio Luterano Concórdia. Em 2018, na Feira do Livro de Porto Alegre, lançou Os bastidores de Emma, obra de autoficção. O livro se tornou leitura obrigatória do Colégio Maria Imaculada. Em 2022, autografou Pela voz delas, livro em que ficcionalizou depoimentos de mulheres reais. Recebeu, da Câmara Municipal de Esteio, em 2023, a Moção de Aplauso, em homenagem ao artista. Desde 2020, nas Visitas Guiadas do Theatro São Pedro, interpreta a fantasma Dulce Miranda.

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email marcelo@metamorfosecursos.com.br.

 


Metamorfose Cursos e Editora
sede em Porto Alegre, RS | contato@metamorfosecursos.com.br | WhatsApp 51-99319-5780