Muitas pessoas escrevem para preservar suas memórias, suas histórias, seus medos e seus sonhos. No Grupo de Escrita de Memórias e Autoficção vamos nos dedicar à criação, leitura e discussão de textos dos gêneros relato, crônicas e autoficção, permitindo a escrita sobre si e sobre fatos familiares com criatividade e segurança.
encontros online ao vivo semanais - turma com no máximo 15 participantes
Autoficção, para quem não conhece, é a mescla entre a realidade e a ficção em uma história vivida pelo próprio autor. Ou seja, pega-se um fato que aconteceu consigo e, por questões de privacidade e verossimilhança, por exemplo, acrescenta-se doses de ficção.
Em alguns encontros do grupo a escrita será livre. Em outros será sugerido um desafio, sempre com a possibilidade de o participante seguir ou não. É também possível que o aluno leve trechos de algum livro dentro dos gêneros propostos que esteja escrevendo. O grupo será mediado pela escritora e professora Bruna Tessuto. Bruna é autora de três livros em que faz a ficcionalização de fatos reais, sendo dois deles de autoficção.
clique aqui para manifestar interesse em próximas turmas
Bruna Tessuto formou-se em Teatro pela UFRGS e é graduanda em Letras pela mesma universidade. Atua como editora e promove mentorias em parceria com a Metamorfose, onde também coordena grupos de leitura e escrita e atua como professora no Curso de Formação de Escritores, do qual é egresssa. Lançou os livros "Os bastidores de Emma" (2018), "Pela voz delas" (2022) e "Até que o divórcio vos reúna" (2024), todos com ficcionalização de histórias reais. Desde 2020 interpreta a fantasma Dulce Miranda nas Visitas Guiadas do Theatro São Pedro.
CONFIRMADO: estaremos com estande próprio na Feira do Livro
de Porto Alegre, de 31 de outubro a 16 de novembro de 2025