Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                                           Quem Somos | Onde estamos | Editora | Contato
Cursos de escrita com inscrições abertas: Cursos presenciais em Porto Alegre | Grupos de Escrita | Cursos Online

Metamorfoses

Oficina de Literatura Infantil e Juvenil confirmada para 2020 - últimas vagas ainda disponíveis

Estão confirmadas as turmas da tarde e da noite da Oficina de Literatura Infantil e Juvenil, em Porto Alegre. O começo será assim que nossa vida voltar à normalidade.

A Oficina de Literatura Infantil e Juvenil é um curso prático com escritores reconhecidos nacionalmente para aqueles que escrevem, ensinam ou estudam literatura infantil e juvenil.
 
Na oficina os participantes terão a oportunidade de conhecer técnicas e conceitos sobre a escrita para crianças (com Caio Riter) e jovens (com Christian David), praticar a escrita com o auxílio de escritores profissionais e conhecer técnicas de contação de histórias (Celso Sisto). Além disso, haverá módulos com técnicas de trabalho de literatura infantil e juvenil em sala de aula, com Elaine Maritza e Marô Barbieri, patrona da Feira do Livro de POA em 2019.
 
Elaine Maritza da Silveira atuou durante mais de vinte anos como professora de língua portuguesa e literatura; desde 2004 trabalha com edição de livros e nos últimos anos tem, ainda, atuado como agente literária, realizando leitura crítica e agenciando textos junto a editoras. Sua experiência no mercado editorial é reconhecida pelos vários livros premiados - Prêmio Açorianos, Finalistas do Prêmio Jabuti, Catálogo de Bolonha, Selo Altamente Recomendável FNLIJ - e pelos livros selecionados por programas de compras governamentais como PNBE (Programa Nacional Biblioteca Escolar do Governo Federal), Programa Minha Biblioteca (Belo Horizonte - MG), entre outros.
 
Marô Barbieri é uma escritora, professora e contadora de histórias natural da cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Tem Licenciatura Plena em Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Francesa) pela PUCRS. Marô destaca-se pelas obras voltadas ao público infantil. Autora de 26 livros, recebeu oPrêmio AGES Livro do Ano pelo livro “Pestilóide e o Sumiço na Chuva” e o troféu Palavra Viva do SINTRAJUFE, pelo conjunto da obra Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal. Patrona da Feira do Livro de Porto Alegre em 2019.
 
Caio Riter é escritor, professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS. Atuou como professor universitário em nível de graduação e de pós-graduação, na UFRGS, na UNIRITTER e na FAPA. Ministra oficina de criação literária e de literatura infantil. Possui mais de 50 livros publicados, recebendo alguns prêmios, tais como o 1º Barco a Vapor, Orígenes Lessa, Açorianos, AGES: Livro do Ano, Prêmio Revista Crescer, entre outras menções especiais, tais como o Catálogo de Bolonha (Itália) e o White Ravens (Alemanha), além de ter recebido o Selo Altamente Recomendável, da FNLIJ, para alguns de seus livros. Possui livros traduzidos para o francês, o coreano e o espanhol.
 
Christian David é graduado em Biologia e pós-graduado em Literatura Brasileira pela UFRGS. Participante e organizador de diversos movimentos que procuram valorizar a literatura, como a Confraria Reinações e a Odisseia de Literatura Fantástica. Autor de 22 livros individuais, já recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Saraiva 100 anos, Prêmio AGES, Prêmio Off-flip, Prêmio Sintrajufe-RS pelo conjunto da obra, inclusão no Catálogo de Bolonha, Acervo Básico e Selo Altamente Recomendável da FNLIJ, além de finalista nos prêmios Açorianos, AEILIJ e Cidade de Passo Fundo. Tem participado de mesas-redondas abordando a literatura infantojuvenil e de encontros com alunos em diversas escolas.
 
Celso Sisto é ator, arte-educador, artista visual, ilustrador, escritor, contador de histórias e professor universitário, especialista em literatura infantil e juvenil, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e realizou estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com mais de 30 anos na área da contação de histórias já formou inúmeros contadores de histórias espalhados pelo país. Seu livro “Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias” (Editora Aletria) é referência básica no assunto.
 
Ana Paula Cecato é graduada e mestre em Letras. É professora de Língua Portuguesa e atua no Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura na Câmara Rio-Grandense do Livro, coordenando os cursos de extensão Tessituras: formação de mediadores para programas de leitura, e o Encontro de Práticas de Mediação de Leitura. Também coordena programas de leitura que levam autores a escolas públicas e participa da curadoria da programação de autores da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre. Integrou a comissão nacional do programa do Itaú Social Leia para uma criança e em 2019 o júri do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. É colunista do site Literatura RS. Através do projeto Descobrinhança, ministra encontros de formação para mediadores de leitura.

Ainda há vagas disponíveis.

Para mais informações, acesse https://www.metamorfosecursos.com.br/infantilejuvenil.php


19/02/2020


Acesso rápido: Capa | Quem Somos | Cursos em Porto Alegre | Cursos Online | Editora Metamorfose | Espaço Metamorfose | Contato