Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                                           Quem Somos | Cursos online | Editora | Contato
Confira nossas oficinas de escrita online para todo o Brasil

Metamorfoses

Jovens e premiados escritores na Aula Inaugural do Curso Online de Formação de Escritores 2021

Dia 4 de fevereiro tivemos uma memorável Aula Inaugural do Curso Online de Formação de Escritores, com a presença de três jovens, premiados e promissores escritores: Luísa Geisler, Júlia Dantas e Tônio Caetano.
 

Luísa, que venceu o Prêmio SESC duas vezes seguidas, nas diferentes categorias, deu uma dica para quem deseja participar de concursos: "Para quem quer se candidatar a concursos como o SESC, recomendo reescrever muito e começar bem. Leituras críticas podem ser legais, pedir pra colegas pode ser uma boa ideia. O "começar bem" talvez seja um conselho mais pragmático: nas primeiras triagens, é difícil que um jurado chegue até o final do livro sem motivo. Se você tem uma boa cena, uma boa frase, um bom capítulo, traz pra frente. Não conte com um leitor amoroso e cheio de tempo."

A autora de Contos de Mentira defendeu ainda a importância do planejamento: "Ninguém cozinha sem olhar o que tem na geladeira. Uma costureira não começa a fazer um vestido sem fazer um desenho geral (pra saber se precisa de mais tecido ou não). Embora ache que escrever de forma espontânea possa ser um exercício interessante e bastante útil que pode ser usado no futuro, é essencial conhecer os personagens bem e saber o final. Imagina estar na página 50 e decidir que seu personagem vai ser órfão: vai dar uma trabalheira imensa resolver, voltar e corrigir menções a pai ou mãe. Tem autores que conseguem fazer de forma espontânea? Tem. Mas assim como muitos designers de moda conseguem começar um vestido sem planejamento nenhum. É possível, mas ou você acerta tudo de primeira, ou vai ter um texto remendado por tudo."

Júlia Dantas, doutoranda em Escrita Criativa, trabalhou como editora da Dublinense, adquirindo uma vasta experiência na área. Questionada sobre dicas para quem quer enviar seus livros a uma editora comercial, ela afirma: "Acredito que o primeiro passo é buscar uma editora que tenha a ver com o original a ser enviado. Se é um livro de fantasia, procure editoras que publicam fantasia; se é um romance água com açúcar, ache editoras que trabalham com isso. Junto do original, envie sempre um texto de apresentação. Diga quem você é, se já publicou em outros lugares, se já ganhou algum prêmio, se você já tem um público online e por aí afora. E, se não recebe resposta, não desanime. Inscreva-se em prêmios, frequente eventos do meio literário, conheça pessoas. Às vezes isso pode fazer toda diferença."
 



Em relação à importância do aprofundamento acadêmico para seu desenvolvimento como escritora, Julia, diz que "a leitura de textos teóricos, de textos de outras áreas como Filosofia, Psicanálise e Sociologia, me traz muita inspiração. Para quem gosta de estudar e ter contato com outras áreas de conhecimento pode ser muito útil. Além disso, a universidade me manteve em contato constante com outros escritores, e as trocas com eles melhoraram meu trabalho."

Tônio Caetano, egresso do Curso Livre de Formação de Escritores, foi o vencedor da categoria conto do Prêmio SESC em 2020 e também deu dicas para quem deseja participar de concursos: "quem deseja participar do Prêmio SESC ou de concursos similares precisa entregar um texto que seja único, com início que prenda o leitor, desenvolvimento que o faça caminhar com atenção junto com os personagens e finais, no caso de contos, que só deixem uma alternativa: seguir para a próxima página. Vale dizer que, na submissão, é preciso que o autor já tenha vencido as etapas básicas da construção de um livro: apreço pela escrita, gramática e ortografia, certa maturidade no ponto de vista, ter oportunizado ao original leituras críticas e reescrita. Muita reescrita. No entanto, tudo isso não terá sentido se o autor não tentar. Então, mesmo com dúvidas, arrisque."

Autor negro, Tônio escreveu um livro de contos protagonizado por mulheres, o que foi motivo de estranhamento em um primeiro momento. Questionado sobre o conceito de lugar de fala, Tônio afirma: "Todas as pessoas têm lugar de fala. Todos falam de algum lugar. Não existe fala neutra, sem origem num repertório, vivências em termos de gênero, raça e classe. Lugar de fala para mim não é interdito ao ponto de vista de alguém sobre qualquer assunto. “Você não pode falar sobre isso ou aquilo” me parece reduzir, desviar a atenção sobre as questões que importam. O conceito de lugar de fala é muito mais abrangente: é sobre disputa de poder, sobre quem domina os espaços privilegiados de fala na sociedade, sobre quem se acha universal e sobre a necessidade de perspectivas diversas nos debates."
 

Os autores

Luisa Geisler é escritora e tradutora. É autora de cinco livros de ficção e foi duas vezes vencedora do Prêmio SESC de Literatura, além de ter conquistado o APCA e o Açorianos. É mestre em processo criativo pela National University Of Ireland. Tem textos e livros publicados em mais de dez países.

Júlia Dantas é jornalista pela UFRGS e mestre em Escrita Criativa pela PUCRS, onde está terminando seu doutorado na mesma área. Integrou a editora Dublinense durante três anos e hoje atua como editora e tradutora. Colunista do jornal Zera Hora, tem contos publicados em antologias e é autora do romance Ruína y leveza (2015), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio AGEs e do Prêmio Açorianos de Criação Literária.

Tônio Caetano é egresso do Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose, servidor público municipal e especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS. Integra as coletâneas Contos de mochila, Minicontos de amor e morte, Planeta Fantástico e Ancestralidades: escritores negros. Autor do livro Terra nos cabelos (Editora Record), Prêmio SESC de Literatura 2020 na categoria Conto, e do livro Sobre o fundo azul da infância (Editora Popular Venas Abiertas).


27/02/2021


Acesso rápido: Capa | Quem Somos | Cursos Online | Editora Metamorfose | Espaço Metamorfose | Contato