Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaço completo para a formação do escritor                                                           Quem Somos | Cursos online | Editora | Contato
Confira nossas oficinas de escrita online para todo o Brasil

Metamorfoses

Luísa Aranha recebe escritor Marcelo Rocha no módulo Escrevendo Narrativas Longas II do Curso de Formação de Escritores

Na noite do dia 23 de novembro, Marcelo Rocha, participou do módulo Escrevendo Narrativas Longas II do Curso Online de Formação de Escritores, compartilhando sua experiência no mundo acadêmico e literário em um bate papo descontraído sobre romances, poesia, contos e técnicas de escrita. 
 
Rocha, que é doutor em Letras e professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), relatou aos participantes a necessidade que sentia de fugir dos textos acadêmicos, aventurando-se no Universo literário e como sua trajetória o levou a testar diferentes gêneros.
 
 
Ganhador do prêmio Açorianos de Literatura/RS, em 2013, na categoria criação literária, com o livro “Ocupa Porto Alegre e outros contos”, sua primeira obra de ficção, Marcelo viu a oportunidade de continuar escrevendo literatura com esse incentivo. Suas publicações foram ganhando destaque, prêmios e indicações e em 2016, sua primeira narrativa longa, Enquanto Caio, foi finalista do Prêmio AGES,  da Associação Gaúcha de Escritores, de fomento literário. Além disso, Rocha também publicou em 2020 seu primeiro livro de poesias “Ficou estranho o Brasil”, pela editora Metamorfose (POA/RS).
 
Na conversa, mediada por Luísa Aranha, professora do módulo, os alunos puderam, não só ouvir a experiência do convidado, mas também interagir, levando todos as grandes reflexões da literatura, sobre o por quê escrevemos, para quem escrevemos e como escrevemos, baseados em autores renomados como Satre, Graciliano Ramos, Platão, Aristóteles, Foucault, Saramago e outros. Abordou-se, ainda, questões sobre linguagem, escolha das palavras, literatura como representação do real e forma de denúncia das mazelas sociais, dividindo também as inseguranças que permeiam quem se arrisca na arte de fazer literatura, sendo iniciante, premiado ou best seller.


25/11/2021


Acesso rápido: Capa | Quem Somos | Cursos Online | Editora Metamorfose | Espaço Metamorfose | Contato