Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
um espaƧo completo para a formaĆ§Ć£o do escritor                                                 Quem Somos | Oficina em Porto Alegre | Oficinas online | Editora | Contato
Confira nossas oficinas de escrita online para todo o Brasil

Metamorfoses

Airton Ortiz e Rodrigo Lopes juntos em aula do Curso Online de FormaĆ§Ć£o de Escritores

Dia 7 de junho, o repórter Rodrigo Lopes entrevistou Airton Ortiz, criador do gênero jornalismo de aventura. A conversa aconteceu dentro do módulo Escrevendo Crônicas, que Rodrigo está ministrando no Curso Online de Formação de Escritores. O papo, é claro, abordou as viagens feitas por Ortiz que resultam em livros de jornalismo de aventura e crônicas.

Segundo Ortiz, é importante que o texto sobre viagem se preocupe em falar sobre a experiência, deixando de lado o que pode ser encontrado facilmente na internet: “Eu não falo sobre o fato, eu falo sobre a minha interatividade com o fato. A reportagem é quem informa, a crônica é quem sugere.”

Ao longo da conversa, os alunos puderam fazer perguntas. Um momento de descontração foi quando Ortiz foi questionado se lê o que escreve depois de publicado. Ortiz disse que não: “Certamente me arrependeria do que foi escrito”.

Airton Ortiz é escritor e jornalista. Criador do gênero Jornalismo de Aventura, tem no currículo 21 livros publicados, sendo 10 de reportagens, sete de crônicas, dois romances, um infantil e um de fotografia; com prêmios como AGES (duas vezes) ARI, União Brasileira de Escritores, e finalista em Açorianos de Literatura (4 vezes) e Esso de Jornalismo. Foi patrono da 60ª Feira do Livro de POA (2014) e presidente do Conselho Estadual de Cultura (RS). É vice-presidente da Academia Rio-grandenses de Letras.

Rodrigo Lopes é jornalista formado pela UFRGS, com mais de 20 anos de experiência em jornalismo internacional, como enviado especial do Grupo RBS a mais de 30 países. Cobriu, por exemplo, as guerras no Líbano, Líbia (Primavera Árabe) e Iraque, o furacão Katrina, nos EUA, os terremotos no Haiti e no Peru, a tragédia com o avião da Chapecoense em Medellín, os atentados em Paris, as eleições nos EUA em 2008, 2012 e 2016, e as crises latino-americanas, como na Venezuela, onde foi preso pelo regime de Nicolás Maduro. Hoje, é repórter especial e colunista de assuntos internacionais do jornal Zero Hora e comentarista da Rádio Gaúcha. É vencedor de vários prêmios ARI e do Prêmio Rey de España de Periodismo.


05/07/2022


Metamorfose Cursos e Editora
sede em Porto Alegre, RS | contato@editorametamorfose.com.br | WhatsApp 51-99319-5780